Tiago Ferreira e Tânia Neves brilham em Mêda

Tiago Ferreira (Team Protek) conquistou hoje em Mêda a sua segunda vitória da temporada numa maratona da World Marathon Series, dominando de fio a pavio a forte aramada espanhola e os demais favoritos portugueses e franceses que, desde cedo, reservaram para si a luta pelos lugares de relevo na Meda100Marathon Vale D’Aldeia.

O atleta português destacou-se ainda antes da aldeia histórica de Casteição, onde estava instalada a ZT1, aumentando paulatinamente o seu avanço, ao longo dos duríssimos 100,7 kms que a prova tinha de extensão para os UCI Elite Men.

Atrás de si, os castelhanos Pedro Romero Ocampo (Extremadura/Specialized) e Jesus Del Nero (Bergamont CO Factory Team) encetavam a perseguição, numa luta titânica com os portugueses David Vaz (Saertex Portugal/Edeatech) e José Rodrigues (FC Famalicão/Bikezone/Soniturismo), que o espanhol da Specialized suplantou, alcançando o 2º lugar, na frente do seu compatriota que se quedou pelo terceiro posto.

Eram visíveis no rosto as marcas do sofrimento provocado por uma forte queda que não impediu Tânia Neves (Clube BTT Águeda/Blackjack) de alcançar o seu primeiro triunfo numa World Marathon Series.

Numa primeira fase, a prova das elites femininas foi dominada por Susana Carballo (Extremadura/Specilized) mas, a partir da passagem pelo Castelo de Marialva, a atleta de Águeda já rodava isolada e não mais largou a liderança, assinando um brilhante triunfo na frente da espanhola e da campeã nacional Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI).

Mais de duzentos e trinta atletas corresponderam ao esforço do Mozinho MTB e do Município de Mêda para erguer a primeira vinda a Portugal da World Marathon Series e alinharam hoje para a prova, em pleno planalto beirão, garantindo o organizador a continuidade da prova no circuito mundial e o reforço da candidatura para Mêda receber os campeonatos da Europa e do mundo da modalidade.